Lábio leporino pertence a classe dos defeitos de nascimento, é causada pela desordem do fechamento das estruturas faciais durante o desenvolvimento embrionário da face. O lábio leporino pode atingir lábio, palato duro, mandíbula, ou se trata de um defeito combinado quando são afetadas todas as três partes. As fissuras podem ser unilaterais ou bilaterais.

Nos recém-nascidos, além da relevância estética, a preocupação principal é com a ingestão de alimentos.

O tratamento de lábio leporino é a longo prazo e consta de uma série de intervenções durante os quais colabora o cirurgião dentista e um técnico de prótese dentária. A operação consiste na sutura dos defeitos e na reconstrução das partes afetadas da face, seguida de um tratamento ortodôntico durante o desenvolvimento dos dentes. Quando há defeitos combinados ainda na fase de bebê, se fecha a fissura do lábio e no segundo estágio, se opera a fissura palatina e os defeitos da mandíbula.

Até a correção do defeito, utilizam-se equipamentos especiais, placas, etc., o que impede a penetração do leite amamentado na cavidade nasal. Ao mesmo tempo, há o comprometimento do desenvolvimento da fala, porque precisamos corrigir o patamar da pronúncia integral. Portanto esses defeitos são mais tarde tratados através de exercícios de fonoaudiologia.

Publicado: 28.11.2011

Você é um especialista? Escreva uma descrição deste procedimento e atraia mais pacientes. Sua descrição deve atender a nossos requisitos e incluir as informações definidas. Seu nome será colocado na descrição como o autor. (Link) Verifique o exemplo e leia as regras para ver quem está envolvido.

Cirurgia lábio leporino - Preço

Cirurgia lábio leporino

100% válido. Com base em 33 classificações de pacientes .

Especialistas na sua área   
Procedimentos de outros pacientes