Dedos dos pés muito longos? Um encurtamento de dedos dos pés pode ajudar!

Um encurtamento de dedos dos pés é uma das cirurgias mais comuns realizadas em minha prática em cirurgia estética de pés. Alguns dedos dos pés são claramente muito longos e não parecem normais. Pessoas sofrendo com um ou mais dedos longos dos pés podem querer fazer uma mudança por motivos estéticos. Elas podem achar que seus pés são tão feios que vão precisar usar meias ao invés de andarem descalças.

Frequentemente é difícil para pessoas com dedos dos pés muito longos encontrar calçados que forneçam estabilidade para os pés e isso evita causar pontos dolorosos de pressão. Se dedos dos pés excessivamente longos forem esmagados em calçados pequenos, isso poderá causar pressão dolorosa e inflamação, bem como criar uma deformidade que poderá encurvar permanentemente os dedos dos pés para o lado ou para baixo, que é um problema chamado de "dedos dos pés em martelo".

Dedos dos pés excessivamente longos podem ser facilmente encurtados em até 1,5 cm. Não há necessidade de anestesia geral com um procedimento de encurtamento dos dedos dos pés; geralmente é suficiente anestesiar apenas os dedos dos pés. É claro, uma sedação mais leve é possível mediante solicitação do paciente.

wiethoff1 wiethoff
Paciente A antes da cirurgia Paciente B após a cirurgia

Durante a cirurgia, uma pequena parte do osso é removida da parte interna dos dedos dos pés e então a pele em excesso é corrigida por cirurgia plástica. Os dedos dos pés são – no final da cirurgia – imobilizados com um pequeno implante que pode permanecer no pé ou com um fio que é removido depois de quatro semanas sem dor. O tempo de cura do osso é em torno de quatro semanas. Durante o período de cura, é necessário que seja usado um calçado especial para firmeza. Esse calçado de proteção contém um solado sólido e restringe o movimento dos pés. Caminhar com esses calçados é imediatamente possível após a cirurgia; portanto, não é necessário o uso de muletas.

Antes da cirurgia, realizamos um diagnóstico preciso e um exame especial dos pés, envolvendo radiografias. A taxa de complicação desse procedimento é muito baixa se a correção for realizada por um especialista em cirurgia plástica nos pés. É normal que ocorra um leve inchaço dos dedos dos pés por algumas semanas após o procedimento, embora o inchaço durando alguns meses tenha sido relatado em casos muito raros.

wiethoff
Adrian K. Wiethoff

Sobre o autor:

Adrian K. Wiethoff é especialista em cirurgia plástica e cirurgião certificado de pés (GFFC).

Em 2009, ele abriu a primeira clínica de cirurgia estética e reconstrutiva de pés na Alemanha: www.ars-pedis.de/praxis-wiethoff.html

Atualizado: 11.10.2013

Especialistas na sua área   
Procedimentos de outros pacientes